Seu site está livre de Malware?

Com o grande aumento de websites e lojas on-line o uso da Internet trouxe uma série de inovações, benefícios e oportunidades, mas acabou trazendo também um número maior de ameaças, sendo um risco para os usuários desavisados.

Ter um website, e principalmente uma loja virtual infectada com Malware pode gerar uma série de consequências, tanto para o dono do E-commerce quanto para os clientes, pois ele é usado para roubar informações pessoais.

O que é Malware?

Malware é um termo geral para software malicioso e é um problema crescente na internet. Hackers instalam esses softwares nos sites explorando falhas de segurança.

O código de Malware não é visível ou facilmente detectado, e pode infectar os computadores dos visitantes simplesmente enquanto navegam em uma página comprometida.

Confira algumas dicas de como se prevenir:

Qualquer website (seja institucional ou de comércio eletrônico) está correndo riscos. Sites pequenos podem ser mais vulneráveis por terem menos recursos para detectar e responder rapidamente aos ataques.

Análise dos Arquivos:

Como administrador do site, é necessário se preocupar com a segurança dos usuários que acessam seu conteúdo. Converse frequentemente com o desenvolvedor para verificar se existem problemas com o código do seu site. Confira também os arquivos como – .htaccess, .php e as mídias.

Não compartilhe sua senha de acesso:

É importante manter o acesso ao código do site restrito aos desenvolvedores e ao administrador. Utilize senhas fortes, com letras, números e pelo menos um caractere especial. Dessa forma você mantém a segurança do website.

URL padrão do site:

O caminho padrão do painel administrativo é um dos principais alvos de ataques, principalmente em lojas virtuais.

Uma opção é mudar a URL padrão de acesso ao painel administrativo da página, afinal de contas, segurança nunca é demais e ataques podem reduzir o desempenho do website drasticamente ou até mesmo derrubá-lo.

Certificado SSL:

A maioria das pessoas não envia seus dados confidenciais pela web a menos que saiba que as informações estarão seguras.

A melhor maneira de garantir essa segurança e atrair mais consumidores, é instalando um certificado SSL. Isso vai gerar confiança para o seu site e proteger a troca de dados entre o cliente e o servidor.

Website atualizado:

Mantenha seu website atualizado com todos os Patches de segurança e Plugins na última versão disponível. Essa medida vai te ajudar a se proteger, pois diminuirá consideravelmente as brechas para os hackers.

Backup:

Mantenha sempre um backup completo do seu website para corrigir quaisquer tipos de falha física, ou possivelmente um erro humano.

Faça isso regularmente para ter uma versão atualizada sempre, e de preferência armazene seu backup externamente, para evitar que ele se perca junto com seus dados.

Use ferramentas de varredura contra Malware:

Esse tipo de ferramenta procura qualquer tipo de arquivo ou trecho de código malicioso no seu website e os remove automaticamente.

Para a segurança do seu site recomendamos o SiteLock, que além de fazer uma varredura, compara todos os seus arquivos e aplicativos com os padrões da indústria.

Dessa forma seu site é mantido em altíssimos padrões de segurança e impede que hackers usem suas páginas para distribuir softwares infectados aos clientes.

Com essas dicas você pode manter o site seguro e prevenir muitos problemas. Quando uma página é infectada as pessoas recebem um alerta no próprio navegador, isso assusta os visitantes e reduz drasticamente os acessos.

O Malware ainda diminui a reputação do domínio e faz com que ele não apareça mais nos resultados de busca orgânica, uma fonte valiosa de tráfego.

Se você gostou desse conteúdo e acha que ele pode ser útil para mais pessoas, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, assim, elas também poderão saber se o site delas está realmente livre de Malware.

Um grande abraço!