Checkout transparente: certificado SSL é obrigatório
Se você chegou aqui, provavelmente está em dúvida de usar um Certificado SSL no seu checkout transparente, não é?
Garantir a experiência do seu cliente é a parte mais importante de uma loja virtual. Uma forma de fazer isso é utilizar selos de segurança, uma hospedagem otimizada de alto desempenho, um design atraente e por ai vai.
Acredito que você quer que seus potenciais clientes sintam-se seguros, sabendo que seus dados estão sendo trabalhados da melhor forma possível.
Há alguns anos você já vem ouvindo falar sobre o Certificado SSL, confira nosso guia completo, e falando sobre Checkout Transparente, você poderá ter várias dúvidas.
A mudança
No inicio das implementações do Certificado SSL, a sua aplicação era voltada apenas para páginas que tratavam de dados confidenciais, mas isso está mudando lentamente.
Em 2014, o Google anunciou que a segurança do site seria adicionada como um “sinal de classificação” para obter resultados em seu mecanismo de pesquisa, mesmo sendo um sinal leve, a mudança estáva sendo feita.
Com isso, os Certificados SSL além de proteger as informações sigilosas, é uma vantagem para o SEO.
Certificado SSL obrigatório para loja virtual
Recomendo todas lojas virtuais que trabalham com dados financeiros confidenciais, como números de cartões de crédito, utilizar um Certificado SSL.
E recomendo fortemente o certificado se você está utilizando um checkout transparente, onde todo o processo é feito pelo seu site, que é uma obrigação a criptografia dos dados pelas normas PCI (detalhado abaixo).
Veja algumas plataformas que já exigem o certificado SSL para a integração do checkout transparente.
Lembrando que o uso do Certificado SSL é obrigatório pelo PCI (Padrão de Segurança de Dados), confira abaixo:
O Requisito N4 diz:
“Criptografe a transmissão dos dados do portador do cartão em redes abertas e públicas.”
Portanto, as operadoras devem exigir a criptografia durante o processo de checkout transparente, porém não podem indicar qualquer marca (ex. Comodo ou Symantec).
Mercado Pago
“Tentamos garantir maior confiabilidade e segurança possível nas transações que são realizadas pelos seus clientes, e também, que seus dados não sejam roubados por terceiros.
Para isso, é um requisito que tenha um Certificado SSL e que o formulário de pagamentos esteja sobre uma página HTTPS.
Durante os testes em modo sandbox, pode operar em HTTP, mas para a homologação, deverá adquirir o certificado caso não tenha.”
Cielo
“Em alguns ambientes é preciso extrair o Certificado Digital que a aplicação do Cielo E-commerce utiliza para ser instalado na Trustedstore do cliente, especialmente em ambientes Java e PHP.”
Vindi
“A Vindi exige que tenha o certificado, pra fazer a integração é necessário – já que é uma regra obrigatória imposta pelo PCI.”
O uso do Certificado SSL é obrigatório no e-Commerce e qualquer site que faça transações com cartões de banco.
Essa criptografia faz parte das normas exigidas e criadas pelas operadoras, com o objetivo de evitar fraudes. Compre aqui.
Espero que tenha ajudado, e se precisar dicas para seu e-Commerce, leia esses artigos:
- Guia do Growth Hacking para e-Commerce
- 18 Ferramentas para eCommerce GRÁTIS que ajudam os donos de lojas virtuais
- Primeiros passos com Certificado SSL
- SSL ou TLS? Qual a diferença?
Se você gostou, compartilhe esse artigo com sua rede de contato, gerando valor para seu perfil.
E, se precisar de ajuda ou se quiser dar algum feedback sobre o artigo, deixe nos comentários.
Abraço e até a próxima!
Comentários não são permitidos.